AMIZADES NO TRABALHO FAZEM BEM PARA SUA CARREIRA, DIZEM PESQUISADORES. EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA, OS EXECUTIVOS SÃO OS QUE MAIS AFIRMAM TER MELHORES AMIGOS NO TRABALHO (FOTO: FREEPIK)
Comportamento
Comparably entrevistou 33 mil profissionais da indústria de tecnologia e descobriu que mais da metade deles diz ter melhores amigos no escritório
Você tem amigos no trabalho? Pois saiba que isso pode ser muito importante para o sucesso de sua carreira. É o que afirmam pesquisadores da Comparably, startup que realizou uma pesquisa sobre amizades no escritório com 33 mil pessoas da indústria de tecnologia.
De acordo com o estudo, mais da metade dos entrevistados afirma ter um melhor amigo na empresa. Principalmente executivos (66%) e profissionais de RH (65%). Já pessoas da área de tecnologia de informação (53%) e jurídica (52%) são os que menos fazem grandes amigos no trabalho.
Para Jason Nazar, CEO da Comparably, uma relação próxima é “uma das coisas mais importantes para se ter no ambiente de trabalho”. “Ter alguém com você nos bons e maus momentos é inestimável”, afirmou o executivo em entrevista ao CNBC. “Com muita frequência, a maior fonte de estresse para as pessoas é o chefe, colega de trabalho ou a pressão da rotina na empresa”.
A pesquisa também mostrou que a probabilidade de ter um melhor amigo no trabalho diminui com o envelhecimento. Pessoas com idade entre 18 e 30 anos reportaram o maior percentual de amizades (62%), enquanto trabalhadores na faixa etária de 50 anos reportaram as taxas mais baixas (50%).
Segundo a Comparably, isso pode estar relacionado ao fato de pessoas mais velhas terem mais responsabilidades no trabalho e na vida pessoal. Como consequência, elas têm menos tempo para socializar e criar relacionamentos próximos na empresa. Por outro lado, aqueles que ainda estão trabalhando aos 60 anos conquistaram um aumento nas amizades, pois já atingiram o ápice de suas carreiras.
Fonte: Época Negócios