A Fecomércio e o Governo debateram sobre a alíquota modal do ICMS e assuntos relacionados ao setor terciário do estado
A Fecomércio e o Governo debateram sobre a alíquota modal do ICMS e assuntos relacionados ao setor terciário do estado

Com o objetivo de promover a integração entre o setor produtivo sergipano e o Poder Executivo do estado, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, recebeu a visita da uma comissão formada por empresários do setor terciário, sob a liderança do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe, Marcos Andrade, para discutir as questões relacionadas ao melhoramento do funcionamento das atividades das empresas de comércio, serviços e turismo no estado.

A reunião aconteceu no Palácio Museu Olímpio Campos e contou com a presença de cerca de 30 personalidades do segmento empresarial, entre líderes classistas, empreendedores das mais variadas atividades produtivas, secretários de Estado, deputados estaduais e diretores da Fecomércio, Sesc, Senac, além de ACESE e FCDL.

Marcos Andrade apresentou dez pleitos da categoria empresarial para o governador Fábio e explicou o porquê de discutir as demandas mais urgentes para o setor produtivo. O principal tema foi a questão da alíquota modal do ICMS, que terá novo percentual aplicado ainda neste mês.

Andrade explicou como isso impactará nos negócios e no consumidor, ponta final da cadeia produtiva e pediu ao governador que revisse a elevação da alíquota modal do ICMS para o comércio sergipano.

A reunião aconteceu no Palácio Museu Olímpio Campos e contou com a presença de cerca de 30 personalidades do segmento empresarial
A reunião aconteceu no Palácio Museu Olímpio Campos e contou com a presença de cerca de 30 personalidades do segmento empresarial

Fábio Mitidieri explicou que existem estudos para evitar que a elevação do ICMS modal chegue aos 22%, dentro da estratégia em desenvolvimento pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). O governador destacou que está trabalhando com a secretária Sarah Andreozzi, para trabalhar um processo de tributação que seja justo com as empresas e consumidores e que seja apropriada para as contas públicas do Estado de Sergipe.

Para Fábio, é importante que o estado tenha condições de competitividade e estimular a geração de empregos para os sergipanos. O governador ressaltou que este é seu principal foco, elevar a criação de postos de trabalho no estado.

Também está sendo trabalhada a questão do ICMS sobre importação para que Sergipe tenha condições de atender os processos de recebimento de mercadorias oriundas do exterior, bem como ter mais amplitude no provimento de exportações de Sergipe para o mundo afora.

Fábio Mitidieri ressaltou a importância do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac para o estado, lembrando que os dois agentes estão com trabalhos em parceria pelo desenvolvimento social, educacional, profissionalizante e econômico de Sergipe.

“A Fecomércio é uma parceira extremamente importante do governo de Sergipe. E nossa gestão quer fortalecer ainda mais esse vínculo, porque entendemos a força dessa instituição para o desenvolvimento socioeconômico e para o fomento da atividade turística do nosso estado. Contem sempre conosco, porque a nossa meta é proporcionar transformações para melhorar a vida e o bem-estar do povo sergipano”, afirmou o governador de Sergipe.

O governador afirmou que é preciso criar condições para estimular a competitividade, geração de emprego e justiça fiscal
O governador afirmou que é preciso criar condições para estimular a competitividade, geração de emprego e justiça fiscal

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, valorizou as intenções do governo do estado em buscar soluções para as questões que se colocam como gargalos no funcionamento das empresas e destacou o empenho de Fábio Mitidieri pelo desenvolvimento econômico e social do estado.

“Estamos representando todos os empresários de Sergipe, do comércio, serviço e turismo e o governador se mostrou um homem de diálogo, tanto nos assuntos tributários, como nos temas do turismo. Estamos saindo satisfeitos dessa conversa e acreditamos que nossos pleitos poderão ser atendidos. Temos esse privilégio de ter um governador do diálogo, um governador proativo que faz acontecer. Nós estamos confiando no governador Fábio Mitidieri, porque ele nos transmite a responsabilidade com a qual trata o estado e temos a certeza que nos próximos dias, teremos notícias importantes e muito alvissareiras para o setor produtivo local. Saímos muito felizes deste encontro com o governador, que tem um olhar direcionado para a geração de empregos para nosso povo. E quem mais promove isso em Sergipe são as empresas de serviços e comércio, as grandes forças do mercado de trabalho”, afirmou Marcos Andrade.

Ao longo da reunião, foram apresentadas e discutidas questões sobre o turismo sergipano, e o governador Mitidieri disse que está direcionado a fortalecer o São João de Sergipe, criar a cultura da festa junina entre os sergipanos, estimulando cada vez mais a recepção de turistas para o estado. Fábio Mitidieri se colocou à disposição de Marcos Andrade para trabalhar o projeto Natal Iluminado, que se tornou o grande cartão-postal especial de final de ano do nordeste, escolhido como o segundo melhor evento do Brasil, destacado nacionalmente pelas principais operadoras de turismo e imprensa especializada no tema.

O presidente Marcos Andrade apresentou o projeto São João na Praça, que ocorre na General Valadão
O presidente Marcos Andrade apresentou o projeto São João na Praça, que ocorre na General Valadão

Participaram da reunião, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, o diretor de eventos da pasta, Gustavo Paixão, a superintendente executiva do turismo, Daniela Mesquita, os deputados estaduais, Pato Maravilha e Luciano Bispo,  a suplente do senador Laércio Oliveira, Janier Mota, o vice-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Alex Garcez, o presidente da ACESE, Mauricio Vasconcelos, o coordenador do Conselho de Turismo, Fábio Andrade, o diretor regional do Senac, Marcos Sales, a diretora regional Sesc, Aparecida Farias, o presidente da FCDL, Edvaldo Cunha, o presidente do Sindilojas, Gilson Figueiredo, o presidente do Sirecom, Petrúcio da Silva, o presidente do Sindesp, Sandro Moura, o presidente do Sincomactintas, Robson Pereira, o superintendente do Sistema Fecomércio, Maurício Gonçalves, e o assessor de comunicação e economia do Sistema Fecomércio, Marcio Rocha.

Estiveram presentes na reunião, os senhores: Petrúcio da Silva (Diretor Secretário do Core-SE e Diretor Tesoureiro da Fecomércio-SE) e o Sr. Renato Alves da Silva (Diretor Tesoureiro do Core-SE e Diretor na Fecomércio-SE).

Fonte: https://www.fecomercio-se.com.br/governador-de-sergipe-discute-medidas-economicas-com-a-fecomercio/