Em uma ação judicial, o ônus da prova será do representante comercial, por isso é importante que sejam guardados todos os documentos pertinentes às vendas, relatórios de faturamento, de apuração das comissões, etc.. Vejam os documentos que normalmente são usados nas ações:

Cópia dos pedidos;
Notas fiscais;
Relatórios de comissões e de vendas;
Emails e Correspondências referentes a devoluções, descontos indevidos de comissões, devoluções, fretes, etc.

Os Documentos de Hoje, se Tornarão as Provas de Amanhã

Vale lembrar que para o cálculo da indenização de 1/12 (um doze avos), bem como outros pedidos que serão objeto da ação judicial, as provas documentais terão fundamental importância para a comprovação dos fatos alegados pelo representante.

Todos sabem que a característica do representante é a atuação em campo, na “estrada”, em busca de vendas e no atendimento aos clientes, pois estas são suas obrigações: contratual e legal.

Entretanto, embora muitos não lidem bem com a burocracia dos escritórios, é importante o registros das suas relações profissionais, pois compõem parte da sua história e do seu passado profissional.

A Melhor Forma de Evitar a Burocracia é Seguindo-a

Portanto, é de extrema importância que cada um destine um tempo para cuidar da sua documentação. Ela poderá ser vital para a garantia e comprovação dos seus direitos. Pensem nisso!