- Notícias

Doença pulmonar afeta 6 milhões de pessoas no Brasil

Ainda pouco conhecida, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é responsável por 40 mil mortes por ano no país

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), caracterizada pela obstrução do fluxo de ar nos pulmões*, que costuma ser provocada por fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos, representa um sério problema de saúde pública em todo o mundo. Por ser constantemente confundida com o processo de envelhecimento e com sintomas do tabagismo, a condição é de difícil diagnóstico e tratamento. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 64 milhões de pessoas vivem com a DPOC no mundo e, até 2030, a doença será a terceira principal causa de morte do planeta. No Brasil, são cerca de 6 milhões de pessoas que sofrem com a enfermidade*, sendo que 70% não estão diagnosticados e 61% são fumantes e ex-fumantes que mantiveram o vício por um longo período*. Muitos relatam visitas frequentes a emergências por causa dos quadros de exacerbações (crises), que aumentam o risco de morte. Atualmente, cerca de 40 mil pessoas morrem em função da DPOC no país*

Hoje, por meio de novas terapias com potencial de promover uma melhor qualidade de vida ao paciente, a DPOC pode ser bem controlada, apesar de não ter cura até o momento. Estima-se que 25% necessitem de hospitalização* por causa das crises caracterizadas por falta de ar e dificuldade para respirar, o que compromete a vida dos indivíduos com essa doença. Segundo a OMS, a DPOC já causou 3 milhões de mortes no mundo*, estatística que reforça a importância de diagnosticar a doença precocemente e adotar o tratamento contínuo adequado, a fim de que o paciente recupere a qualidade de vida e retome as atividades do dia a dia.

DPOC- Informação Inspira Com o objetivo de conscientizar a população sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a GSK, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Fundação ProAr, e Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD), Portal Drauzio Varella, Minha Vida, Avós da Razão e Avosidade lança no dia 18 de junho a nova campanha “DPOC – informação Inspira”, que terá conteúdos exclusivos sobre as questões mais importantes que envolvem a jornada da DPOC, incluindo os desafios do diagnóstico, tratamento e da busca pela qualidade de vida. A comunicação também contará com ações digitais – em parceria com plataformas de saúde -, a partir de informações úteis sobre a doença.

Debate no UOL

No próprio dia 18 de junho, a GSK e o UOL promoverão um evento virtual gratuito sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que terá a mediação da jornalista Lúcia Helena Oliveira, do UOL VivaBem. A transmissão poderá ser acompanhada, via internet, e contará com a participação de representantes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Fundação ProAr e Associação Crônicos do Dia a Dia (CDD). A iniciativa também conta com as parcerias do portal Drauzio Varella, Minha Vida e dos canais digitais Avós da Razão e Avosidade, esses dois últimos voltados para o público 60+. Acompanhe o Debate sobre DPOC, disponível no dia 18/06, a partir das 10h, participe cliclando aqui

Agenda – Debatendo a DPOC

Data: 18/06/2020 (quinta-feira), a partir das 10h

Mediadora: Lúcia Helena Oliveira (VivaBem/UOL)

Debatedores: Dra. Irma de Godoy (pneumologista/SBPT), Dr. Rafael Stelmach (pneumologista/Fundação ProAr), Dr. Oliver Nascimento (pneumologista da Unifesp/GSK), Gustavo San Martin (Crônicos do Dia a Dia)

Este é um conteúdo de autoria de GSK, publicado no espaço Viver Bem – Portal UOL.

About Assessoria de Comunicação

Read All Posts By Assessoria de Comunicação