- Destaques, Notícias

Conselho dos Representantes Comerciais empossa nova diretoria

A posse dos Conselheiros do CORE/SE – Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Sergipe, aconteceu nesta segunda-feira (16). Os representantes comerciais foram reeleitos em sua maioria para exercerem o mandado correspondente ao triênio 2017-2020. A solenidade de posse foi presidida pelo Dr. Daniel Nery do Vabo, Chefe de Gabinete da Presidência do Conselho Federal e contou com a presença do Deputado Federal e Presidente da Fecomércio Sergipe, Laércio Oliveira, do Presidente do CORE/PE – Conselho Regional no Estado de Pernambuco, Sr. Archimedes Cavalcanti Júnior, representado os CORE´s e de representantes comerciais e convidados.

Os Conselheiros escolheram entre si a Diretoria Executiva, a Comissão Fiscal e os Delegados Representantes junto ao CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais, ficando com a seguinte formação: Diretor-Presidente: Sr. Emerson Natal de Almeida Sousa; Diretor-Secretário: Sr. Petrúcio da Silva; Diretor-Tesoureiro: Sr. Cloves Nascimento Alcântara; 1º Diretor-Suplente: Sr. Manoel Messias Mendonça; 2º Diretor-Suplente: Sr. Sérgio Murilo Carvalho Matos; 3º Diretor-Suplente: Francisco Tártaro Filho. A Comissão Fiscal ficou formada pelos senhores: Francisco Luiz Quintino de Moura, Antônio Alberto Maia dos Santos e Renato Alves da Silva, sendo Delegados junto ao Confere os Senhores: Emerson Natal de Almeida Sousa e Cloves Nascimento Alcântara, como Delegados Efetivos e os senhores: Petrúcio da Silva e Manoel Messias Mendonça, como Delegados Suplentes.

O Sistema CONFERE/CORE´s foi criado pela lei 4.886 de 9 de dezembro de 1965. O CORE Sergipe, foi efetivamente fundado no dia 31 de janeiro de 1966, completando 51 anos, agora em janeiro de 2017.

Antes da lei, nem a categoria, nem atividade eram reconhecidas. O representante comercial dedicava anos de serviços às indústrias sendo dispensados sem uma compensação pelo trabalho de introduzir e promover produtos e serviços nos mercados consumidores. O Dr. Plinio Affonso de Farias Mello, idealizou a Lei 4.886/65, que foi aprovado pelo então presidente da República Humberto de Alencar Castelo Branco, sendo apoiado por nomes como: Dr. Alberto Renaux e os senhores: Paulo Rodrigues Alves e Mario de Oliveira Brandão, representantes comerciais, entre outros igualmente importantes. A aprovação da lei contou com o valioso apoio do Depurado Federal Barbosa Lima Sobrinho e dos Senadores Eurico Resende, Henrique de La Rocque de Almeida e Filinto Muller.

O CORE/SE, é uma autarquia federal da administração pública indireta, fiscalizado pelo Conselho Federal do Representantes Comerciais e pelo TCU – Tribunal de Contas da União, cumprindo suas instruções e decisões, além de seguir fielmente a Lei 4.886/65, que regulamenta a profissão da representação comercial. Os nossos objetivos além dos definidos por lei são: trabalhar para aproximar o representante comercial do conselho, contribuir para a garantia dos direitos estabelecidos por lei, para a profissionalização e o aperfeiçoamento, garantindo assim uma prestação de serviço de qualidade à toda sociedade sergipana.

Fonte: Ascom CORE