- Notícias

Entidades homenageiam representantes

Durante o período de 26 de setembro a 25 de outubro, o CORE, o Sirecom/SE e o Conselho Federal de Representantes Comerciais estarão juntos, homenageando a categoria, com anúncios circulando em linhas intermunicipais, saindo de Aracaju.

As cidades destino são: N.S.Glória, Simão Dias, Propriá e Itabaianinha. Segundo o presidente do Core/SE, Emerson Natal, “Essa foi uma das formas que encontramos para que a população possa saber da importância dos Representantes Comerciais. Essa profissão tão antiga e tão necessária para a movimentação da economia de um país”.

O anúncio faz alusão ao Dia Panamericano do Representante Comercial, que é comemorado em 1 de outubro e foi instituído em 1937 num evento em Buenos Aires – Argentina, com o objetivo de analisar e propor mudanças quanto à regularização e a proteção legal dos Representantes nas Américas. O representante comercial é o grande elemento de intermediação dos negócios, e um verdadeiro desbravador, sendo responsável pelo entrelaçamento de vontades, descobrindo caminhos para as partes e contribuindo significantemente para o desenvolvimento econômico do País. Sua importância tornou-se singular e de especial influência, que sua presença na sociedade impunha o devido reconhecimento. Assim, legislou-se sobre essa atividade, advindo, então, a Lei nº 4.886/65, responsável pela regulamentação de tão respeitada profissão. O projeto oficial foi constituído pelo Ministério da Indústria e Comércio, através da Comissão constante de representantes da Confederação Nacional da Indústria e da Confederação Nacional do Comércio, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir daí, os representantes comerciais já não constituíam uma classe marginalizada, mas, devidamente reconhecida pela sociedade. A profissão regulamentada por essa lei (4.886/65) foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Humberto Castelo Branco