- Notícias

FORTALEZA: 35º CONGRESSO NACIONAL DE SINDICATOS EMPRESARIAIS VAI ATÉ SEXTA,17

A capital do Ceará, Fortaleza, está sediando o 35º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE).  O evento acontece no  Centro de Eventos do Ceará, de 15 a 17 de maio. O objetivo do encontro é reunir empresários e diretores de sindicatos do comércio, serviços e turismo de todo o País para discutir questões voltadas ao desenvolvimento com foco na valorização do setor.

Em paralelo, será realizada a feira de negócios, a Expo Empresarial. Com a participação de diversas empresas que fornecem produtos e serviços para organizações do setor. A organização de ambos os eventos (congresso e feira) ficará a cargo da Fecomércio Ceará e do  Sindilojas Fortaleza. A visitação na feira é aberta ao público.

EXPO EMPRESARIAL

A Expo Empresarial é uma oportunidade para  estreitar o relacionamento entre diferentes empresas, fomentando negócios entre expositores e participantes do congresso. O objetivo é facilitar o processo servindo como catalisadora na criação de vínculos comerciais entre expositores e visitantes, que estarão conhecendo novos serviços e produtos de diversas empresas, como telefonia e cartões corporativos. A feira começou hoje a noite, 15, somente para os participantes do congresso. Mas nos dias 16 e 17, a Expo fica aberta para visitação externa das 8h30 às 18h30.

PROGRAMAÇÃO

A programação do congresso enfoca temas de diversos eixos que se relacionam com as atividades do setor, incluindo desde assuntos que se referem ao desempenho das entidades sindicais até aqueles que tratam de maneira mais ampla o cenário econômico para o comércio brasileiro.

Serão debatidas soluções não apenas para os problemas enfrentados pelos órgãos sindicais, mas para diversos desafios encontrados pelas empresas do segmento. Além dos painéis e palestras, o evento terá reuniões entre os grupos de executivos, assessores jurídicos e de comunicação, que discutirão temas relacionados a cada área e apresentarão trabalhos.

TEMÁTICAS

O cenário econômico incerto que o país vem enfrentando nos últimos anos, com a lenta recuperação da crise econômica, tem consequências diretas para o comércio. Essa relação entre os sinais da economia nacional e o que o setor pode esperar dele será abordada nas palestras e painéis. Um dos fatores que causam prejuízos generalizados é a pirataria, que também será debatida.

Outras perspectivas para as empresas do segmento têm ligação com as frequentes as inovações que já estão transformando as relações com os clientes. Novidades nesse âmbito e a importância de estar bem preparado para as novas formas de atender o público serão trabalhadas no painel Varejo do Futuro.

O trabalho dos sindicatos, federações e da Confederação em representar e defender os interesses do setor, assim como a necessidade de fortalecer essas entidades são também foco do congresso. O painel Negociação Coletiva (Acordado X Legislado) aborda um tema de extrema importância atualmente. Outros aspectos da nova legislação serão apresentados na palestra A Nova Realidade Sindical À Luz da Reforma Trabalhista, assim como a sustentabilidade financeira dos sindicatos, tema do painel Inovação e Sustentabilidade Sindical. Também será discutido sobre a atuação dos braços sociais do Comércio, Sesc e Senac e a necessidade de defender e fortalecer o Sistema S.

Fonte : Caderno Mercado