- Notícias

Inovação é a arma do varejo para conquistar consumidores

Negócios, tecnologia, inovação

Diante de um mercado em transformação, grandes redes varejistas investem em soluções tecnológicas para facilitar a vida dos clientes

O comércio é uma das atividades mais antigas da história da humanidade: as pessoas saíam de casa rumo aos grandes centros para comprar os produtos que necessitavam, enquanto os vendedores investiam em lojas localizadas em pontos estratégicos, com o objetivo de atender o maior número de consumidores possível. Mas essa fórmula, que funcionou muito bem durante séculos, tem se mostrado cada vez menos eficaz.

“Vivemos uma revolução do consumo, as pessoas não precisam mais sair de casa para comprar. A conveniência é muito mais poderosa do que o preço”, afirma o consultor especializado no setor de varejo Fred Rocha. Segundo ele, agora é o momento do “varejo intangível”, no qual a tecnologia, a transformação digital e as pessoas são o foco das estratégias de negócios. “A inovação faz parte do intangível e tem se mostrado fundamental para facilitar processos, especialmente para o consumidor.”

De acordo com um levantamento divulgado em 2017 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o investimento do setor privado em pesquisa e desenvolvimento alcançou 38,1 bilhões de reais em 2015, uma prova da necessidade de inovação para a geração de valor nos negócios.

APLICATIVOS QUE AJUDAM A ECONOMIZAR NA HORA DAS COMPRAS

Principalmente quando o orçamento está apertado, é muito bom ter a ajuda da tecnologia para gastar menos. Conheça alguns apps que ajudam nessa missão

Uma grande técnica de compra de supermercado é a lista. Com ela feita, basta sair caçando os melhores valores e marcas – e a escolha depende de gostos e quantias guardadas no bolso. Contudo, é bom ter ferramentas que ajudam a economizar na hora das compras – tanto faz se você vai comprar roupas, sapatos, acessórios ou alimentos.

Nesse cenário, e considerando as tecnologias que já estão disponíveis hoje, não é muito esperto ter que ir até as lojas ou supermercados para analisar onde está o preço mais baixo. Essa é uma opção cansativa, que demanda tempo e dinheiro. Às vezes o gasto com as pesquisas físicas torna-se maior do que se tivesse comprado no primeiro local.

Para solucionar essa questão, surgiram os apps. Eles existem para facilitar as decisões do cotidiano. Por isso, encontramos nove apps e sites que ajudam você a comparar preços no supermercado, na hora de comprar eletrônicos, remédios e passagens aéreas.

Boa Lista

Esse aplicativo, disponível para iOS e Android, usa a câmera do seu celular para comparar o preço dos produtos que você encontra na gôndola. Você captura a imagem do código de barras e ele vai mostrar se o preço cobrado é bom ou não. O ponto negativo desse app é que o banco de dados de produtos cadastrados não é tão grande assim.

Facilista

Fazer a lista de compras fica mais fácil com esse aplicativo para Android. Você cria e edita as suas listas e ainda fica sabendo das ofertas do dia. Apesar de prático no celular, o Facilista atende melhor o usuário pelo site, onde estão disponíveis mais opções para formatação das listas. De acordo com os criadores, a economia pode chegar até 60% na hora das compras.

Skyscanner

A facilidade para comparar os preços de centenas de companhias aéreas com poucos cliques. Essa é a missão do Skyscanner. Preenchendo apenas alguns campos, você refina a busca e encontra o melhor preço para o destino desejado. Além disso, o aplicativo permite a comparação de preços de hotéis e aluguel de carros. Disponível para Android e iOS.

Meu Carrinho

Este aplicativo, disponível para AndroidWindows Phone e iOS, também é um comparador de preços. Você inclui os itens na lista de compras e ele mostra para você as diferenças de preços entre os supermercados. A integração entre a versão web e o aplicativo facilitam na hora de consultar as listas. E o app ainda permite que você utilize a câmera do seu smartphone para scanear o código de barras dos produtos, facilitando a busca.

Buscapé

Esse é um velho conhecido dos internautas. Muita gente utiliza o comparador de preços Buscapé pelo site, mas o aplicativo pode ser uma excelente alternativa quando surgir aquela dúvida ? compro ou não compro? ? e você estiver dentro do shopping. Está disponível para Android e iOS.

Buy Me a Pie

O aplicativo permite que os usuários compartilhem suas listas de compras com outras pessoas. É uma boa pedida para pessoas que moram juntas, porque permite que o usuário atualize a lista de produtos que serão comprados por um outro membro da família, por exemplo. disponível para Android e iOS.

QQFalta

Você gosta muito de aplicativos com mil e uma funcionalidades, o QQFalta é uma lista simples, fácil de usar, com ferramentas limitadas de compartilhamento. Disponível para Android.

ShoppingList

Este aplicativo vai somando o valor dos produtos, de maneira que, antes de chegar no caixa, você já sabe quanto vai gastar. É preciso digitar o preço ou baixar uma extensão que faz a leitura do código de barras. Disponível para Android.

Mais Preço

Por meio do app, disponível para Android, você pode consultar o preço de um medicamento em diversos estabelecimentos brasileiros. São mais de 16 mil produtos e 200 mil ofertas em todo país. A busca pode ser feita pelo nome ou pela leitura do código de barras para você consultar o preço de um produto e ver qual farmácia oferece o melhor preço.

Fonte:  Abril Branded Content e Consumidor Moderno