- Notícias

Turismo: Aracaju é a quarta capital brasileira no número de leitos por 100 mil habitantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último dia 19, a Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016 destacando as principais características da rede hoteleira no País. De acordo com a pesquisa, Aracaju aparece como a 4ª capital brasileira e a 2ª nordestina no número de leitos por 100 mil habitantes.

Os dados são baseados em um levantamento realizado pelo Observatório de Sergipe, vinculado a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com base na Pesquisa de Serviços e Hospedagem do IBGE em convênio com o Ministério do Turismo, para levantar os principais aspectos da rede hoteleira do Brasil.

De acordo com a diretora de pesquisa do Observatório de Sergipe, Michele Dória, em 2016 havia 285 estabelecimentos de hospedagem no estado de Sergipe, com 9.340 unidades habitacionais e 21.719 leitos. “Entre esses estabelecimentos, 48,4% eram pousadas; 29,1% hotéis; e 18,9% motéis”, explicou Michele, ressaltando que o percentual de pensões e hospedagem, apart-hotéis/flat, hostels/albergues turísticos e outros somaram 3,6%.

Ainda segundo a diretora, na região Nordeste o cenário é semelhante. “As pousadas também são maioria (46%), seguidas por hotéis (34,3%) e motéis (14,9%). Já no Brasil, os hotéis respondiam por quase metade dos estabelecimentos de hospedagem (47,9%). As pousadas 31,9% e os motéis 14,2%”, afirma.

O levantamento revela que em 2016, Sergipe tinha uma média de 33 unidades habitacionais por estabelecimento de hospedagem, ficando acima da registrada pela nacional e pela região Nordeste, de 32 e 30 unidades, respectivamente.

Outro ponto analisado pelo Observatório é que de 2011 a 2016 houve um acréscimo de 17,9% no número de estabelecimentos de hospedagem em Aracaju. Entre as capitais nordestinas, foi uma das que obteve maior crescimento. No tocante ao número de leitos, Aracaju destaca-se como a capital nordestina que mais cresceu, com 26,6%.

About Assessoria de Comunicação

Read All Posts By Assessoria de Comunicação