- Notícias

Aplicativo ajuda a identificar gastos irregulares de deputados federais

unnamedA cota parlamentar é uma verba destinada a reembolsar deputados federais e senadores por gastos relativos a suas legislaturas — mas não é raro encontrar casos de mau uso e abusos deste dinheiro público. Um novo aplicativo para smartphones tentará, com a ajuda dos usuários, descobrir e denunciar mais casos desse tipo.

>>> Extensão para Chrome mostra quem financiou a campanha de cada político

Feito pela organização não-governamental Operação Política Supervisionada (OPS), o aplicativo OPS Fiscalize – disponível para iOSAndroid e Windows Phone – tem um funcionamento bem simples, e pode ser usado por qualquer um, sem depender de cadastro. É tão simples que pode você pode avaliar as notas fiscais reembolsadas naqueles cinco minutinhos em que você joga Candy Crush.

A dinâmica lembra um pouco o Tinder: são exibidos “cards” para serem avaliados, com informações de notas fiscais apresentadas por parlamentares para reembolso, que podem ser aprovados ou reprovados.

Abaixo do cartão, há três botões, para indicar se a nota é confiável ou suspeita, ou ainda para pular para outra sem avaliar. Se o gasto informado pelo parlamentar for estranho — um valor muito alto para uma empresa desconhecida, por exemplo — é só tocar no botão da direita e responder as perguntas seguintes sobre o que tem de estranho no documento apresentado (valor, objeto comprado e/ou beneficiário).

Caso uma nota receba muitas avaliações negativas, ela é investigada pela OPS. Lúcio Batista, criador da OPS e mais conhecido como Lúcio Big, explicou ao Gizmodo Brasil por email como é feita a investigação:

O uso do aplicativo alimenta um banco de dados onde um ranking de notas fiscais mais vezes consideradas suspeitas é exibido. A partir desses dados, eu inicio a investigação que começa com a verificação da validade fiscal do documento e vai até a visita “in loco” do endereço da empresa informado na nota. Acontece de se começar uma investigação a partir de uma dessas notas e a investigação nos conduzir para outros dados que podem considerar o político envolvido como suspeito de fraude.

Por: 

O OPS Fiscalize está disponível para iOSAndroid e Windows Phone.

Imagem: Bernardo Barlach via Flickr
Fonte: 
http://gizmodo.uol.com.br/aplicativos-deputados-federais/

About Assessoria de Comunicação

Read All Posts By Assessoria de Comunicação