- Notícias

Fecomércio Sergipe celebra 70 anos com lançamento de livro

Comércio

Solenidade realizada na noite de quinta (19/04) no Hotel Sesc Atalaia, na Orla de Aracaju

A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) celebrou 70 anos de atividades nesta quinta-feira, 19 de abril, com o lançamento do livro ‘Comércio em Sergipe: História e Histórias’, de autoria da jornalista Mônica Pinto.

A solenidade aconteceu no recém inaugurado, Hotel Sesc Atalaia, na Orla de Aracaju.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, ressalta que a entidade possui a tradição de aproximar os empresários de Sergipe das entidades de classe. “A gente motiva os empresários para que se unam através de uma entidade de classe, algo que representa o grande desafio da história do sindicalismo patronal brasileiro. Então, os sindicatos das mais diversas categorias dentro do setor terciário representam a Fecomércio. Hoje, 12 sindicatos representam a força da nossa entidade”, comentou o presidente.

O lançamento do livro, conforme Laércio Oliveira, é uma grande marco na história da Fecomércio, principalmente porque registra para diversas gerações a história do comércio em Sergipe. “Ter o privilégio de escrever a história do comércio para consolidar e definitivamente perpetuar para gerações vindouras é muito interessante. Quem folhear o livro vai entender como tudo se formou e viajar pelas experiência de tantos comerciantes importantes em nosso estado”, completou.

Laércio Oliveira, presidente da Fecomércio Sergipe

Para escrever o livro, a jornalista Mônica Pinto, se baseou em artigos, teses e dissertações de diversos autores, a exemplo da professora Maria Nely, do historiador Luiz Antônio Barreto, do professor Jorge Carvalho e do escritor Murilo Melins. “Eu brinco que fiz uma grande colcha de retalhos. Peguei pedaços que falam do comércio em textos de fontes confiáveis e fiz uma costura. Também procurei fazer uma intersecção do tema com comportamento e sociedade, pois o comércio está entranhado na vida social”, descreve.

Livro

A obra trará um levantamento histórico e biográfico do comércio sergipano, desde seu surgimento e crescimento ao longo do século XX, chegando aos dias atuais. O livro contou com a participação de empresários pioneiros das atividades de Comércio e Serviços, com histórias narradas pelos protagonistas que viveram os dias de crescimento do comércio sergipano. A partir desta sexta-feira, dia 20, a obra estará disponível na versão PDF no site da Fecomércio.

Mônica Pinto, jormalista e autora do livro

Core e Sirecom Sergipe

Como entidades parceiras da Fecomércio, o Core e o Sirecom Sergipe estiveram representadas na solenidade de lançamento do livro pelas suas diretorias (foto).

Diretoria do Core/SE e Sirecom/SE com o presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira. Da esquerda para a direita: Petrúcio da Silva, Emerson Natal, Cloves Alcântara e Renato Alves da Silva.

 

 

Robson Pereira (Ferseg), Dep. Laércio Oliveira, Emerson Natal (CORE-SE) e Mário Nunes (Tecnoconsult).

 

Foto: da esquerda pra direita: Gladston Viana, César Viana, Emerson Natal e Gleidionaldo Viana, da Importase